top of page

Projetos Académicos

Sempre me inspirei nas formas simples, sem simplicidade, a reta, o linear, a limpeza e leveza dos espaços, sem nunca esquecer o programa académico. A minha grande paixão é o betão armado, preferencialmente á vista com toda a sua brutalidade e beleza caraterística.

Como referencias académicas aplicava muitas vezes o toque aparentemente simples de Tadão Ando, ou de Le Courbusier ou Miss Van der Rohe, já os Arquitetos Portugueses, aprecio particularmente Pancho Guedes, Viana de Lima entre muitos outros que me ajudaram na inspiração e conhecimento mais profundo da arquitetura.

Projetos Iniciais

received_1265734903436898.jpeg

Sousa Viterbo

Este foi o meu primeiro projeto de reabilitação total.

Tudo começou de forma meio confusa, um projeto existente mas com algumas situações que o cliente não queria, um empreiteiro que não cumpriu, enfim, aqui a minha função foi bem além das de arquiteto.

Aconselhei o cliente a mudar de empreiteiro, refiz o projeto, adaptando para o programa de alojamento local, negociei a saída do inquilino da loja entre muitas outras coisas. No final após estas atribulações todas o prédio cumpriu com o desejado e tudo correu lindamente.

 

20160621_140844.jpg

Reabilitação São João Novo.

Este projeto de reabilitação foi um belo ensaio e desafio quer em termos concetuais de projeto quer em termos de obra.

Neste edifício houve muitas opções escolhidas por mim, nomeadamente a manutenção dos vigamentos de madeira existentes, para que servissem de estrutura dos vários pisos.

Este procedimento envolveu naturalmente um cuidado acrescido em termos construtivos, e a aplicação de conhecimento adquirido para o tratamento da madeira.

Foi desafiante mas o resultado final foi surpreendente e gratificante.

Este projeto foi a construção de várias frações para destino de habitação e posteriormente dedicado a alojamento local.

DSC01179.JPG

Projeto reabilitação para futuro Hostel

Mais um edifício velho degradado, insalubre, existente na baixa do Porto, mesmo juntinho á Sé do Porto.

Este projeto foi executado com o objetivo de tornar este edifício num futuro Hostel, com uma capacidade de 90 utentes.

O projeto iniciou de acordo com o calendário, mas logo, apareceu a pandemia Covid 19 e atrasou toda a execução da obra.

O projeto esteve quase para não avançar, mas com persistência e resiliência mantidas ajudaram a finalizar este projeto que se concluiu de uma forma estrondosa.

bottom of page